quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Desabafo

Às vezes eu me pego pensando coisas do tipo: do que nos adiantou a revolução industrial, a chegada da tecnologia e a globalização pós-guerra fria? Parece que com o passar dos anos as pessoas estão ficando mais individualistas. As relações interpessoais baseiam-se na recompensa. Os bens materiais são mais importantes do que os ideais.

Esta semana acompanhamos mais um caso de agressão a homossexuais. É exatamente disso que estou falando. O respeito. Os argumentos de pessoas que praticam tais absurdos são embasados no egoísmo, no achar que o diferente deve ser banido. Podemos comparar esses atos com o genocídio realizado pela Inquisição na Idade Média. Os homossexuais são vistos como os hereges do século XXI.

As manifestações em favor de uma política que inclua as minorias são atacadas por cidadãos que dizem defender a liberdade de expressão. Contudo, eles não sabem discernir liberdade de libertinagem. Na década do grande clichê "POLITICAMENTE CORRETO", ser educado, proteger o meio ambiente e discursar a favor das minorias excluídas, tornaram-se características de uma pessoa chata. São os ecochatos, os falsos moralistas, e por aí vai. Defender uma ideologia e lutar por uma sociedade igualitária tornou-se motivo de chacota nesse mundo extremamente egoísta.

Muitos pensam assim: se dentro da minha casa eu tenho água, comida, equipamentos eletrônicos, dinheiro, proteção e conforto, não me interessa saber o que ocorre fora dessa bolha. O meu mundo é o necessário para que eu seja feliz. O mundo dos outros não é meu, e talvez eles mereçam o mundo que tem. Também não posso ser hipócrita e falar que nunca pensei isso. O problema não é ter esse pensamento uma vez na vida. O grande problema é levá-lo durante a vida inteira e agredir os outros por não pensarem assim. Não concordar com os homossexuais também não é o problema. A grande questão é saber conviver harmoniosamente com as diferenças, sejam elas do nosso agrado ou não.

Apesar de todo o avanço tecnológico, estamos regredindo mentalmente para uma época na qual  pensar diferente era um crime contra Deus, e portanto, somente a morte purificaria as almas dos hereges. Os inquisidores do século XXI usam máscaras para sair nas ruas agredindo o que acham imoral. Mas na realidade, são jovens invejosos que gostariam de ter a coragem de assumir o que realmente são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário