terça-feira, 27 de setembro de 2011

E viveram felizes para sempre...



Desde a infância somos levados a sonhar com príncipes perfeitos e cavaleiros que salvam a princesa de todos os perigos. Livros e desenhos romantizados retratam uma história afastada da realidade. Qual garota não sonhou com esse estereótipo de homem? E qual o rapaz que nunca sonhou em ter uma mulher com corpo violão jogada aos seus pés?

Mas conforme crescemos, percebemos o quanto fomos ludibriados com essa história de perfeição. Contudo, a realidade não é assim tão dura como muitos pensam. Analisemos da seguinte maneira: sonhamos com a pessoa perfeita, a metade da laranja e quando encontramos um parceiro (a) assim, romântico, cavalheiro etc, enjoamos!

E como explicar essa contrariedade? Bom, podemos partir do pressuposto que o que somos hoje não fomos ontem e não seremos amanhã. Confuso? Não, é muito simples. O filósofo Heráclito afirmava: "Não se coloca o pé no mesmo rio duas vezes" e Mário Quintana retomou esse pensamento dizendo que nem o rio nem o pé serão os mesmos na segunda vez. De fato, estamos em constante mudança. Tudo muda. As células morrem e nascem outras, nosso pensamento evolui, nossos gostos mudam e nossas prioridades também.

Não há quem consiga acompanhar tal mudança, muito menos se encaixar perfeitamente nessa "Metamorfose Ambulante", como cantava o grande Raul. Por isso penso que seja uma grande perda de tempo buscar algo que nos complete. Diga-me, caro leitor, diante de tantas mudanças seria possível alguém se encaixar em outro alguém como quebra-cabeça? Perdoe minha falta de romantismo, mas a resposta é não.

Crescemos acreditando que existe um modelo de relacionamento, um modelo de beleza e por aí vai. São paradigmas que podem ser quebrados se analisarmos a situação por um viés racional.

Esse negócio de metade da laranja, almas gêmeas e príncipe encantado não existe. São contos de fadas disseminados pelos românticos a fim de desviar nossos olhos da realidade. O grande desafio da vida é completar a si mesmo, o resto é resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário