terça-feira, 24 de janeiro de 2012

das definições de amor.

Falar sobre amor é sempre difícil. Defini-lo, então, é quase impossível.

Mas entre uma conversa e outra, e claro, alguns instantes sozinha, comecei a questionar se é possível existir amor incondicional entre um casal. Será?

Busquei algumas definições que consigam sustentar meus argumentos. Vamos lá:

O amor pode ser Eros. Aquele amor carnal, da atração física. É o amor que não dura eternamente e na minha opinião é o único amor possível entre um casal. Parece que após anos de relacionamento esse amor acaba, como a atração física acaba, então só resta a convivência, e por mais estranho que pareça, o costume. Sim, pois é assim que consigo explicar esses casais que ficam uma vida inteira juntos. Todo aquele tesão do início chegará ao fim e só restarão as lembranças e o costume de estar com a pessoa.

O amor pode ser Ágape. Um amor incondicional, espiritual, altruísta. Muitos cristãos afirmam que esse é o amor de Deus por nós. O amor que não exige nada em troca, que não magoa, não fere, não incomoda. Bom, partindo dessa definição acredito que seja impossível existir esse tipo de amor entre um casal. Se você acompanha meu blog há um tempo sabe que eu adoro falar de expectativas. Pois bem, esse amor é livre de expectativas e ciúmes. Um amor fraternal.

Seguindo essa linha de raciocínio, fico me questionando sobre a possibilidade de existir um amor - permitam-me utilizar esse termo - Ágape entre casais. Porque no relacionamento a dois é natural que haja um desejo de ter a pessoa apenas para você. Sei que é assunto para outros posts, mas isso deve-se ao fato de trazermos para as relações afetivas a noção de propriedade privada. Você está comigo, é meu e ponto final. Será mesmo que é possível desprender-se desses sentimentos? Eu adoraria fazer um experimento, porque às vezes fico na dúvida e não consigo comprovar se não vivenciar uma situação do tipo. Mas pelas minhas experiências e até mesmo pelas conversas com outras pessoas, chego a conclusão de que o amor que existe entre um casal é apenas Eros. E obviamente ele acaba. O Ágape não acaba...

Até escrevi há um tempo que o amor é algo muito maior e nós o reduzimos a um sentimento de posse, portanto ele vira mágoa.

E de fato é algo tão maior que não é possível ser atingido numa relação carnal. Porque se existe corpo, existe desejo. O desejo leva ao sentimento de posse, que leva ao ciúme. Se existe ciúme o amor não é incondicional, então não é o amor Ágape. É apenas Eros. E chego até a pensar se Eros pode ser considerado amor, se não é apenas paixão, que é algo mais carnal.

Ou será que o que chamamos de amor não passa de uma necessidade de preencher um vazio infinito? Que na realidade quando falamos para alguém "Te amo", estamos querendo dizer, "nesse momento você me completa", e nada mais.

Sintam-se a vontade para contra-argumentar.

Enquanto isso eu fico aqui pensando...

2 comentários:

  1. Eu não creio que exista um amor (entre casal) Ágape, que não exige troca, não magoa, não fere, não incomoda. Mas o amor pode ser Eros e durar eternamente, a paixão é que talvez seja passageira, pois "O amor é uma sucessão de reforços positivos" Skinner. Beijooooo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, vou te contar... seu blog é foda... identifiquei seu estilo de escrever com alguma coisa do meu... tentando racionalizar aquilo que dizem ser impossível, ou desracionalizar o cartesiano das coisas... bem... chegei aqui pelo blog da Jéssica, Se puder dê uma passadinha no meu! =) Fiquei fã, vou voltar sempre.

    http://fagocitandosp.blogspot.com/

    ResponderExcluir