quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

dos aromas e das memórias.



É tão maravilhosa essa conexão entre a fisiologia e a psicologia do corpo e da mente. Um simples perfume é capaz de nos transportar para um outro tempo. A minha viagem está sendo muito prazerosa. La bella Italia. 

La bella Italia dos parques, das ruas estreitas, dos prédios baixos...da Corso Buenos Aires, da Viale Monza, do Castelo Sforzesco. Do cappuccino com croissant de café da manhã ao som de Elisa.

Cada vez que respiro e trago para dentro do nariz o cheiro do perfume que estou usando hoje, vejo imagens de Roma, Vaticano, Coliseu...lembro da voz no metrô "Fermata Loretto, Fermata Loretto". Dos passeios no Duomo, do sorvete de chocolate fondente, do Bartender, Ciu's e Blender. Os coquetéis, o sotaque italiano ao pedir um 'Strawberry Fruitcup'. Do chefe de cozinha, do Fabrizio, da Greta, Francesco, Fabio e muitos outros que passaram dias, semanas, meses comigo.

Respiro novamente e posso ouvir o barulho dos bondes passando pela cidade, posso ouvir os clientes perguntando às 16:00 da tarde "Siete aperti"?

A brisa, a neve, o sol, o verão, beijos, abraços, novidades, solidão, tristeza, mágoa, desespero, viagens, loucuras, porres...

E tudo ficou lá e aqui ao mesmo tempo. Deixei uma parte de mim na Itália e trouxe uma parte da Itália comigo. Deixei alguns cabelos espalhados pelas ruas, toquei nos monumentos, abracei italianos e fui capturando tudo que cabia nos meus braços, até transbordar. Joguei moeda na Fontana di Trevi e me senti um Gladiador ao entrar no Coliseu.

É um filme que passa na minha cabeça neste exato momento. Não quero apertar 'stop'...

...essa coisa de memória olfativa é simplesmente demais!


Foto: Piazza San Pietro - Vaticano


Nenhum comentário:

Postar um comentário